terça-feira, 21 de junho de 2011

Tudo é Vaidade

Não me canso de falar da vaidade. O ambiente onde trabalho é uma fogueira reluzente.

Recentemente ouvi que para se trabalhar ali é necessário ter como condição "sine qua non" a vaidade. Naquela noite pensei se eu estava de fato no lugar certo e na empresa certa.

Sei que um pouco de vaidade não faz mal a ninguém. O equilíbrio como tudo na vida, mas tenho como mestre Francisco de Assis. Ou seja, vaidade é um bichinho que todos possuem e no meu caso a luta é diária para não deixá-la prevalecer. Diariamente as palavras de Francisco estão ecoando em mim e diariamente as lições de Francisco me fazem crer que estou no rumo certo.

Vaidade na beleza? São necessárias pouquíssimas sessões de quimioterapia para o cabelo se perder, os dentes escurecerem e a pele amarelar.

Vaidade na profissão? A fama é efêmera e o sucesso percorre um longo caminho, muito mais de suor do que de risos.

Vaidade material? Basta uma única enchente para ser perder o carro do ano, a casa dos sonhos, o jogo de jantar do século XV.

Vaidade intelectual? Pois é, muitos gênios morreram loucos, infelizmente.

Vou lhe contar uma história: conheci uma senhora que hoje é uma grande amiga. Filha de família tradicional da cidade, ela estudou nos melhores colégios e o pai nunca poupou esforços para lhe dar uma vida de princesa. Casou-se com alguém de sobrenome no mesmo nível ... Os anos passaram ... o casamento foi .. a riqueza também .. a família perdeu-se em tragédias.

Hoje, vive para os netos e para ensinar que bastam alguns minutos para toda vaidade cair por terra e a realidade nos colocar diante do que realmente vale a pena nesta vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário