quarta-feira, 30 de março de 2011

Impressões - 1o dia

Há vida em Guarulhos. Minha primeira constatação ao passar a noite no aeroporto. Um pouco de chopp e umas barras de chocolate da Copenhagen nos ajudaram a aguentar até o embarque. Assim foi o início de nossa viagem ao Chile.

Acordei durante o vôo com o piloto avisando que estávamos passando pelos Andes, pelo Aconcagua. A imagem daquelas montanhas deram uma dica de como seria  a nossa viagem. O mundo é bonito por demais para ficarmos trancados em salas com ar-condicionado por mais tempo que o necessário, pensei isso enquanto admirava a paisagem, q foi interrompida pelo hominho da poltrona ao lado ao mandar - "se eu morrer no vôo ninguém sentirá a minha falta" ... ow dó! ninguém msm?! então o q é essa aliança de noivado no seu dedo?! (pensou minha amiga e eu). Essa frase dele tb foi um bom indício de como seria a nossa viagem em relação a eles - os homenzinhos mais ou menos.


Ah! esqueci de mencionar .. entre saída e chegada, entre Guarulhos e Campo Grande ... o futebol, nossa maior exportação, esteve presente. Marcelinho carioca (ele é msm baixote de tdo) e Neymar (ele tb é baixote, mas o BAITA topete dá certo tamanho) desfilaram pelos aeroportos nos quais dormimos e acordamos. Mais uma pista do que teríamos pela frente.

Continuando ... no aeroporto, os taxistas nos enlouqueceram ... no hotel, certos detalhes nos surpreenderam. Tudo é uma questão de hábito, respeito e limites.

Santiago de primeira me lembrou Madrid, me lembrou São Paulo; de segunda, uma capital menos agitada q essas duas e mais charmosa. Ruas amplas, limpas, povo educado (não babam e nem maltratam), construções antigas, resquícios do último terremoto, poucos negros, alguns amarelos, mamelucos, som latino e dos anos 80 tocando nas rádios, cachorros de raça lá são de rua, mulheres q buscam ter o charme das europeias, consumo elevado (e enjoado) de frango (e de vinho tb), romances nos parques, carabineros por toda Santiago, medo surdo transformado em civilidade (e/ou obediência) como resultado dos anos de ditadura, nacionalismo escancarado ... detalhes que observei.

Os cerros foram ótimos testes para as minhas aulas de power plate e pilates e para as de natação de minha amiga. Eles tb foram cruciais em nos levar para a cama mais cedo no primeiro dia ... depois dos 30 nada é tão fácil assim .... por bem, no Chile, eles bebem muito (e fumam muito tb) e terminar a primeira noite em terras de Neruda com um gole de pisco foi uma massagem revigorante para as pernas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário