quarta-feira, 30 de março de 2011

Impressões - 3o dia


Este post começa com as sapatilhas ... com elas a andança do 3o dia foi amenizada depois de horas e horas em pé. E começa pelo Palacio de La Moneda pq foi o nosso dia pelo centro histórico de Santiago.

Monumentos, arquiteturas, fé, devoções, folclore, consumo, tradição ... um dia mergulhadas ora na história da América Latina, ora na do Chile, ora em Allende, ora no período pré-colombiano. Minha amiga, formada em história, me deu uma aula agradabilíssima durante o passeio.

Foi o dia de constatarmos também: homens são safados, uns mais, outros menos, mas são ... aqui ou lá, são! Os chilenos não perdem uma oportunidade ... novo, mais velho, polícia ou ladrão ... o negócio é xavecar. Minha amiga, advogada do diabo, dizia q isso acontecia pq eu estava de vestido e pernas de fora ... até ela ser descaradamente cantada por um carabinero ... como digo sempre: homenzinhos mais ou menos.

Foi o dia também de certificarmos: Santiago é a cidade dos cachorros de rua estilosos. Em cada esquina um animal atravessava nosso caminho. Um perro charmoso nos abria a boca.

O sol foi se pondo e descansamos diante da casa de Pablo Neruda. Fomos para pegar o museu e chegamos atrasadas. A brisa daquela tarde olhando "la chascona" foi como o sopro de Neruda nos dizendo - "amanhã espero por vcs".


O fim de noite foi no bar Liguria, recomendado por um amigo mochileiro. A decoração encantou tanto que esquecemos de fotografar. O pisco, bebida tradicionalmente peruana (mas altamente consumida no Chile) embalou a noite ... terminamos "entre dos luces".

Na TV, o Brasil aparecia. O futebol brasileiro estava nos canais ... entendi então pq Marcelinho carioca e Neymar passaram por nós ...


Nenhum comentário:

Postar um comentário