quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Falta de palavra

Cresci com meu pai repetindo - "palavra dada é palavra empenhada", além do famoso - "trato é trato". Isso já me custou muito suor e lágrima, mas busco ao máximo cumprir e manter o q digo, prometo ou proponho, exceto em ocasiões extremas.

Vivi uma recentemente e tive q quebrar um trato feito com uma amiguinha. Além de quebrar tive q engolir a seco ela m dizer - "parceiro é parceiro, fdp é fdp, vc sempre me falou isso". Um tremendo tapa na cara.

A ocasião era extrema sim. Comentei aqui da perda de mais um garotinho da AACC e do outro que desceu o elevador perdido com a volta da doença. Pois bem, prometi a esta amiguinha que a manteria informada a respeito da evolução de cada amigo seu da AACC. Contrariando as recomendações mantive minha palavra até esta última perda.

Não escondi dela a morte do nosso amigo, deixei nas entrelinhas de um SMS, mas omiti o retorno da leucemia do outro garotinho. Quebrei o nosso trato.

Fiz isso pq ela não está bem psicologicamente. Tivemos perdas terríveis este ano e ela sentiu demais, com sérios riscos de ter sua leucemia acordada. Por conta deste risco não fui leal. Por medo de perdê-la, de vê-la sofrendo novamente e perdendo, aos poucos, o sorriso largo que enche a casa de apoio quando ela lá está.

Esta amiguinha e o meu companheirinho de cinema (q já se foi) sempre foram mais que meus pequenos, foram e são como filhos, e como mãe, a protegi. Mas, a magooei por isso, abalei a confiança, absurda, que ela tinha em mim.

Sei que uma hora ela irá me desculpar, porém talvez não confie mais em mim como antes. Eu não confiaria se estivesse no lugar dela, pq para mim lealidade é um princípio valiosíssimo.

Ser leal é mais importante que tentar proteger quem amamos? Estou chegando a conclusão que sim, em alguns casos. Neste, em especial, pq a doença dela pode retornar e ela precisará de mim ao teu lado, quero estar ao lado dela, mas se não confiar mais em mim não permitirá q segure suas mãos qdo for preciso.

A paraguaia sempre me ensina muitas coisas, esta foi mais uma.

Sds!

Nenhum comentário:

Postar um comentário